A Grécia Antiga
A civilização criada pelos gregos (ou helenos) se desenvolveu 2000 a.C e 146 a.C no sudeste da Europa. A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. A Grécia Antiga, como é conhecida, abrange não um domínio, modelo governamental e povo específico, mas um conjunto de comunidades que se espalhavam nas proximidades do Mar Mediterrâneo, sendo uma civilização que se estendia muito além do país hoje existente. Apesar de dispersos geograficamente, estes vários povos uniam-se através de uma cultura comum, com mesmos costumes, mesmas crenças e uma mesma língua. Por tal semelhança, esses povos reconheciam-se como helenos, chamando de bárbaros os estrangeiros que não dividiam a mesma cultura, sendo esta a palavra-chave para entender a clássica civilização grega. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atena.
Expansão dos Gregos
Por volta dos séculos VII a.C e V a.C. acontecem várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, como consequência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura. Na região da Trácia, os gregos fundam colônias, na parte sul da Península Itálica e na região da Ásia Menor (Turquia atual). Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasiona as famosas Guerras Médicas (492 a.C. a 448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos. Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios.
Economia Grega
A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores.
Educação na Grécia Antiga
Era muito importante para a civilização que a cultura e o saber fossem difundidos amplamente, não sendo por acaso que a filosofia e as ciências ganharam destaque na Grécia Antiga. Grande parte da sociedade se mostrava educada, os meninos eram ensinados desde cedo a pensar e questionar os mistérios do mundo e meninas que, apesar de não terem os mesmos direitos dos homens, ainda eram ensinadas pelas mães a serem cidadãs cultas. O saber era tão importante que mesmo soldados eram criados para usar não apenas o físico, mas também a mente, e alguns conhecimentos chegavam a se estender até mesmo a alguns escravos.
Cultura e religião
Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período. A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história , artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.
A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Deméter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.
Os gregos costumavam também consultar os deuses no oráculo de Delfos. Acreditavam que neste local sagrado, os deuses ficavam orientando sobre questões importantes da vida cotidiana e desvendando os fatos que poderiam acontecer no futuro. Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político).
Teatro
Reprodução das Olimpíadas
Documentários sobre a Grécia Antiga
Parte 1
Parte 2
Relacionando.
A Grécia antiga tem uma cultura muito viva e por isso separamos meios de entretenimento para mostrar sua forte influencia nos dias atuais.
- Música de Chico Buarque "Mulheres de Athenas".
- Filme "Alexandre, o Grande".
Alexandre é um homem com grandes ideais, e em sua mente, surge a ideia de que o mundo poderia ser governado por um só rei. Antes de sua morte, ele conquistou 90% do mundo conhecido. A história é contada por Ptolomeu ao seu escriba Cadmo. O filme retrata as grandes vitórias dos exércitos de Alexandre, e como elas foram aos poucos sendo esquecidas. Ptolomeu frisa a ideia de que na sua concepção, Alexandre era de fato um deus, muito embora sua mãe, a rainha Olímpia, aclamada por alguns como sendo feiticeira, já dizia que Alexandre era o filho de Zeus, porém, poucos acreditavam nela, vista a tamanha compatibilidade e semelhanças entre ele e seu suposto pai, o Rei Filipe II, embora, para ele, Alexandre era como a mãe em espírito, e tinha muito mais semelhanças com ela do que com ele quanto ao modo de ser e agir.
Atividades
- Questões da página 100.
1- Não tem como negar que o direito romano ainda exerce influência sobre as nossas vidas hoje em dia, já que ao longo do tempo percebeu-se que o homem não consegue viver só, e sim em sociedade, e para que isso aconteça de forma harmônica é preciso que exista o direito. Esse direito que vivenciamos é de origem romana, mas é claro que ao longo dos anos foi adaptado para cada sociedade diferente, de acordo com a maneira de governar. A hipoteca, o divórcio, testamento, tutela e muitos outros provêm de Roma, e nos acompanham atualmente, provando assim a força dessa ‘tradição romana’.
2-Percebe-se ao longo dos anos que a influência do Direito romano é tão atual e presente nas civilizações ocidentais, inclusive no Brasil. Nossas leis sofreram herança do Direito Romano como é o caso do diversos tipos de contratos:(a compra e venda, o mútuo, o comodato, o depósito, o penhor, a hipoteca)E também a proteção do individuo, autonomia da familia,prestígio e poder do pater familiar. O direito de ir e ver,direito sobre a própria casa, por exemplo. Todas são leis vindas da Roma que foram copiadas pelo Brasil.
- Questões da página 101 em relação ao Texto “O surgimento da Pólis, segundo Aristóteles”.
1 – Aristóteles define família como relações naturais entre os indivíduos, ou seja, a tendência que um indivíduo tem para se relacionar com outro ou por sexualidade ou por subordinação, já a aldeia é a aglomeração de várias famílias e por fim a cidade é o aglomerado de várias aldeias, onde a associação dos homens por uma causa em comum faz com que eles, visando o bem maior, busquem sempre a auto-suficiência.
2 – Porque Aristóteles considera que alguns indivíduos têm capacidade para comandar, enquanto outros apenas sabem obedecer, logo forma a relação Senhor e Escravo, sendo assim para Aristóteles o escravo e o senhor têm o mesmo interesse.
3 – A frase é baseada no pensamento: O homem é um animal político, logo quando está próximo à política e/ou possui grandes cargos, é o melhor dos animais políticos enquanto aquele homem que é um animal político e se encontra afastado da política por escolha própria, indo de contra a sua natureza, ele é o pior de todos os animais. O homem que se afasta da política ou é um ser degradado ou é um ser que se acha superior ao homem, sendo denominado por Homero “ser sem clã, sem lei e sem lar”.
- Questões da apostila1) O escravo da Grécia originou-se da pirataria, muito comum na antiguidade, esses não possuíam nenhuma característica especial, uma pessoa de qualquer etnia, posição social ou capacidade intelectual poderia torna-se escravo. O escravo poderia ser comprado, vendido, alugado, doado ou confiscado, independente da sua vontade. O Estado possuía escravos que atuavam como policiais, burocratas, na fabricação de moedas, conservação das ruas. Como o escravo podia atuar em qualquer área segundo a vontade de seu dono, eles tornaram-se a principal mão de obra da época.2) A escravidão atual não caracteriza-se somente pela compra e venda de pessoas, e sim por ser um trabalho forçado e sob violência psicológica e física. A principal semelhança entre a escravidão da Grécia antiga e a escravidão atual no Brasil, é o fato das pessoas serem tratadas como mercadoria, sendo compradas e vendidas, o trabalho sem uma carga horária justa, sem direitos e sem remuneração ou falta de qualidade dessas. Mas mesmo existindo o trabalho escravo, esse não é predominante e livre.3) Texto jornalístico: Mesmo com todos os direitos que guardam a integridade do trabalhador, foi descoberto um abuso contra seis bolivianos em uma industria de tecido na cidade de São Paulo. Os bolivianos foram encontrados em situações que desrespeitam totalmente as leis trabalhistas nacionais, eles eram forçados a prosseguir com dezesseis horas sem descanso e remuneração justa. O Brasil já avançou muito no combate ao trabalho escravo, mas a falta de fiscalização adequada impede a erradicação total desse mal no nosso país.
- Soluções para a Escravidão no Brasil A escravidão atual no Brasil é uma realidade evidente que atinge adultos e crianças sem recursos e muitas vezes desinformadas por não ter uma educação de qualidade. E é justamente por essa carência de educação e pelas condições de vida precária que eles trocam sua força de trabalho por um prato de comida ou por um teto, se submetendo a condições inadequadas e um horário mais que exaustivo de trabalho. Se existissem melhores oportunidades de emprego, escolas dignas, projetos governamentais especificas que beneficiassem “essas vitimas”. É necessário que a fiscalização esteja mais rigorosa e qualificada e que aja mais informação para as pessoas. Só assim poderemos diminuir e até mesmo erradicar esse mal do nosso país.
Saiba mais; - http://www.suapesquisa.com/grecia/
- http://www.estudopratico.com.br/resumo-sobre-a-grecia-antiga/
- Google imagens
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_(filme)
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