quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Análise de Imagens



Nas três imagens acima, podemos observar a admiração dos egípcios por seus deuses, e que estes possuíam características humanas, as tinham algo a mais que os tornava especial.  

Nessa imagem, podemos ver, tanto pela ação feita pela mulher, quanto pela relação entre a altura entre o homem e mulher da pintura, que o marido dominava a casa, que a mulher era submissa à ele.






Nessas duas imagens acima podemos ver a hierarquia do Antigo Egito.







Nessas quatro imagens acima observamos a importância da agricultura para a economia do Antigo Egito.

Nessas duas imagens podemos ver como era o processo de mumificação.





Questões de História


Questões referentes ao quadro “Para Refletir”

1.                  Os defensores da vinculação do Egito à tradição ocidental europeia argumentam que essa civilização forneceu as bases para a matemática pitagórica, para a filosofia de Epicuro e de Platão, para o judaísmo e para o islamismo, e também fez importantes avanços na arquitetura, na medicina e nas artes plásticas, ou seja, a cultura dessa civilização é uma das bases mais importantes do pensamento ocidental. O objetivo desse pensamento era diferenciar os egípcios dos africanos, pois, seria um motivo para a não escravização dos últimos.
2.                  Os argumentos utilizados pelos defensores da vinculação do Egito a uma tradição africana negra eram que em muitos documentos escritos por historiadores e escritores gregos, como Heródoto, Ésquilo e Diodoro da Sicília, que afirmavam que os egípcios possuíam características comuns aos povos africanos e que eram colonos oriundos dos etíopes, e também, pelo fato de que dos 330 faraós egípcios, dezenove foram etíopes. O objetivo desse pensamento era combater veemente as ideias de que o Egito estava vinculado à cultura ocidental.


Questões referentes ao quadro "Uma noção de civilização"

1   1. Para Braidwood, civilização significa urbanização, uma organização política formal, a existência  de leis formais, conjunto de regras de conduta, a existência de um exército ou de uma força policial, uma arte diversificada e inovadora, e um sistema formal de escrita.

      
      Questões referentes ao quadro "Discutindo A História"

    Sim, porque o Texto 1 produz um questionamento ao leitor sobre o surgimento do Estado; e o Texto 2 explica como e porque fez-se necessário o surgimento do Estado, isto é, deu uma resposta ao questionamento do Texto 1.



      Obs.: Essas questões estão presentes no texto entregue pela professora na última aula

c
  







Comparação os Mapas Do Antigo Egito e do atual território egípcio



Mapa atual do Egito



Egito durante a fase do Império Novo



Sinopse de Filmes

A Construção das Grandes Pirâmides

Sinopse
Em 2480 a.C. não havia nada a ser visto no deserto do Saara, nada além de uma imensidão de areia. Mas tudo estava prestes a mudar. Milhares de homens desembarcaram aqui vindos de todas as províncias do antigo Egito. Extraíram milhões de toneladas de pedras e arrastaram-na pelo deserto. Tudo para a construção do túmulo do Rei Queops. Construído conforme a crença em um código secreto e em seu poder de milagre. Por mais de 4000 anos a humanidade considerou este um dos maiores mistérios da Terra e a única das 7 maravilhas do mundo ainda intáquita.
Agora podemos desvendar o mistério de um jeito nunca antes revelado. Como as descobertas históricas e o uso de uma moderna tecnologia visual, podemos voltar no tempo e ver a Grande Pirâmide de Gizé através dos homens que a construíram, a de 1 homem em especial. Ele não é um conhecido personagem histórico, mas o relato de sua vida é baseado em fatos reais. Desde as suas jornadas as roupas que usava e a grandiosidade do trabalho que realizou. Seu nome é Nath, e esta é a sua história e a da obra para a qual devotou a sua vida. 


Os segredos da rainha perdida do Egito 

Sinopse
Naquela que já é chamada a maior descoberta no Vale dos Reis do Egito desde o achado do túmulo do rei Tutankhamon, "Os Segredos da Rainha Perdida do Egito" do Canal Discovery, revela em exclusivo as provas arqueológicas, forenses e científicas que identificam uma múmia com 3 mil anos como sendo a de Hatshepsut, o maior faraó feminino do Egito. Mais poderosa do que Cleópatra ou Nefertiti, Hatshepsut tomou o trono do seu jovem enteado, vestiu-se como homem, e num ato inédito, declarou-se faraó.

Apesar de ter exercido o seu poder por todo o Egito e o seu reinado ter sido próspero, o legado de Hatshepsut foi sistematicamente apagado da história egípcia, registros históricos foram destruídos, monumentos tombados e o seu cadáver removido do seu túmulo. O filme segue uma equipe de peritos forenses e arqueólogos, liderada pelo Dr. Zahi Hawass, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, enquanto utilizam um vasto leque de tecnologia forense para identificar Hatshepsut.


Contos Egípcios – Tútmes III

Sinopse 
Tutmés III, um garoto que deixou sua vida de brincadeiras e infantilidades para se tornar um grande governante do Egito Antigo. Neste documentário veremos como a vida da civilização egípcia era e veremos como foi o crescimento de Tutmés III em meio a esta sociedade. Iremos ao ápice da sua vida com a Batalha de Megido e enfim conheceremos a força de uma civilização que não poupou nem mesmo a vida de grandes amigos para o bem do Império.


A Maldição de Tutankamon

Sinopse
Às margens do rio Nilo, um rapaz está morto e um homem está morrendo. Duas mortes separadas por mais de 30 séculos, e ainda assim, estranhamente ligadas. O rapaz é um faraó egípcio. O homem, um nobre inglês que empenhou uma pequena fortuna para encontrá-lo. A busca pela tumba do faraó disparou a maior caça ao tesouro da História. E uma reação de mortes em cadeia. Um a um, aqueles que perturbavam o descanso do Rei Tut pereciam. Até hoje, a ciência segue um assassino com 3.000 anos de idade dentro da maior descoberta arqueológica de todos os tempos, um museu com 5.000 itens onde tudo que brilha é ouro, e em cuja entrada encontra-se inscrita uma assustadora maldição. A Maldição de Tutankamon usa reconstituições dramáticas, fotos de arquivo e registros cinematográficos históricos para recontar os mortais eventos em torno da descoberta da tumba de Tutankamon.

Links de documentários

http://www.youtube.com/watch?v=skYtBRdI1pU&list=PL8676F22780E68A2D
http://www.youtube.com/watch?v=uwsDDzyF-sA